3 fatores que limitam sua estratégia de crescimento empresarial

A estratégia de crescimento empresarial, quando bem aplicada, pode levar a empresa a um nível de desenvolvimento muito alto em um curto espaço de tempo. Entretanto, existem alguns fatores que ocorrem no meio do processo que podem retardar esse crescimento.

Conhecer esses elementos é tão importante quanto saber como eliminá-los. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele você encontrará os 3 principais fatores que retardam a sua estratégia de crescimento empresarial. Acompanhe!

1. A falta do capital de giro

A falta de capital de giro é um dos fatores limitantes mais severos ao crescimento de um negócio. Esse elemento é o responsável pela manutenção das operações da empresa e, quando é negligenciado, pode até mesmo travar todo o seu negócio.

O capital de giro será a reunião dos recursos necessários para comprar mercadorias, insumos ou produtos utilizados na prestação de serviço, bem como, cobrir despesas básicas sem as quais a sua empresa não sobreviveria.

Um empreendimento que não tem um capital de giro consolidado corre sérios riscos de não ter dinheiro suficiente para abrir as portas em algum dia, sendo o primeiro passo para o fracasso.

2. Gastos incompatíveis com a realidade da empresa

Outro fator que limita a estratégia de crescimento empresarial são os gastos incompatíveis com a realidade do negócio. De fato, para um empreendimento sobreviver, ele precisa gerar custos e despesas, porém, esses gastos devem ser diariamente observados para que não extrapolam e se tornem um gargalo de dinheiro na sua empresa.

Muitos empreendedores deixam essa verificação de lado, afinal, as obrigações de um gestor em uma empresa são muitas e, na maioria dos casos, o controle de gastos é deixado para um funcionário, ou sequer é realizado.

Quando o empresário se dá conta que as suas receitas não são capazes de cobrir as despesas, já é tarde demais e não há como voltar atrás. Existem gastos simples que podem ser cortados ou reduzidos sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço, bem como, as condições de trabalho dos seus colaboradores.

No entanto, para identificar esses elementos é necessário acompanhar as finanças da organização de perto e com certa frequência.

3. A falta de um software de gestão de documentos fiscais

Por fim, um dos maiores limitadores da estratégia de crescimento empresarial é a falta da utilização da tecnologia na gestão fiscal, realizada por softwares avançados. Um dos principais motivos para isso acontecer, sem dúvidas, é a inabilidade de um departamento fiscal que não utiliza um bom sistema de gestão de documentos fiscais.

Essas empresas precisam fazer todo o trabalho de forma manual, dependendo de um número maior de colaboradores. Além disso, a chance de ocorrerem erros no processo é muito grande, tendo em vista que as informações fiscais são realimentadas diversas vezes para produzir a informação contábil e fiscal.

A utilização de um sistema de gestão também reduz drasticamente as chances de sua empresa sofrer algum problema fiscal, tendo em vista que esse tipo de software é frequentemente atualizado e sempre está de acordo com a legislação vigente.

Evitando esses 3 fatores que limitam a estratégia de crescimento empresarial, o  seu negócio terá grandes chances de prosperar e gerar resultados satisfatórios, além de se consolidar no mercado.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Então leia nosso artigo sobre segurança e escalabilidade para ter uma gestão fiscal com qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *