5 vantagens de usar um ambiente Cloud para emissão de NFC-e

Sem nenhum exagero, a tecnologia de armazenamento em nuvem tem se tornado uma base fundamental para o progresso e a sobrevivência de qualquer negócio.

Fechar negócios à distância, visualizar e assinar eletronicamente contratos e diversos outros documentos, protocolar petições e controlar atividades remotamente são algumas das possibilidades do cloud computing.

Além disso, muitas empresas estão utilizando o ambiente cloud para emissão de NFC-e, impactando de maneira muito positiva seus resultados e transformando-o em uma grande vantagem competitiva.

Confira agora cinco vantagens proporcionadas por essa tecnologia. Boa leitura!

1. Armazenamento seguro

O armazenamento em ambiente cloud conta com backups duplos e automáticos, evitando a perda de dados ou o comprometimento de alguma informação contida na NFC-e.

Além disso, os arquivos são criptografados, quebrados em várias partes e armazenados em locais diferentes, o que aumenta a sua segurança. O acesso aos documentos para alterações somente é feito por pessoas autorizadas, o que minimiza o risco de fraudes e ataque de hackers.

2. Disponibilidade imediata de informações

Outra vantagem de extrema importância para os gestores é a mobilidade, ou seja, o acesso imediato às informações, de qualquer lugar a qualquer momento. Isso significa que se o gestor estiver fora da empresa e precisar acessar alguma informação, basta fazer isso por meio de seu smartphone.

Essa possibilidade também elimina a atividade de envio de documentos fiscais — correspondentes ao fechamento do mês — por e-mail para escritórios de contabilidade. O contador poderá acessá-los remotamente.

3. Redução de custos

Ao contrário do que muitos gestores e empreendedores pensam, o ambiente cloud para emissão de cupom fiscal também contribui para a redução de custos.

Não é necessária a implementação de data centers; aquisição de licenças, servidores e demais equipamentos; custos com manutenção e colaboradores internos para desempenharem essa função. Toda a infraestrutura é disponibilizada exclusivamente a cada cliente, maximizando o nível de segurança dos dados.

4. Automação de processos

Um ambiente cloud para emissão de NFC-e promove uma gestão fiscal mais eficiente, pois nele estão reunidas as principais informações das operações comerciais da empresa, permitindo o acesso e o trabalho em tempo real, bem como o aumento da produtividade de todas as áreas.

Os processos de apuração de impostos e cumprimento de obrigações acessórias são otimizados, pois essa tecnologia permite a validação e o cruzamento eletrônico de informações de NF-e, ICMS, SPED fiscal etc.

5. Organização e controle fiscal

A tecnologia cloud computing permite o armazenamento de todos os arquivos XMLs — gerados diariamente — e demais informações organizados em pastas digitais, facilitando o acesso e o gerenciamento.

A consulta imediata aos dados permite um monitoramento mais efetivo das operações tributárias e das informações transmitidas ao Fisco. Além disso, a realização de análises constantes contribui para melhorar o processo decisório.

O controle das atividades fiscais é vital para a competitividade dos negócios e é justamente isso que um ambiente cloud para emissão de cupom fiscal favorece. Utilizá-lo é uma forma fácil, prática, econômica e segura de manter a organização fiscal do seu negócio.

Com este artigo, esperamos que você tenha entendido a importância dessa ferramenta tecnológica para a gestão fiscal da sua empresa. Para ficar por dentro de todas as novidades sobre esse assunto, siga nosso perfil nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *