Antecipação de crédito: soluções de gestão fiscal ajudam o processo?

A antecipação de crédito, ou antecipação de recebíveis, é um recurso procurado pelas empresas para resolver gargalos financeiros ou viabilizar determinado projeto. Entretanto, esse assunto, bem como a organização e gestão fiscal referente a ele, costuma causar dúvidas.

Pensando nisso, hoje explicaremos brevemente o que é esse processo, como ele pode ser usado pela administração financeira da empresa e de que maneira sua gestão fiscal é capaz de ser realizada com mais agilidade e eficiência. Ficou interessado? Continue lendo!

O que é antecipação de crédito?

A antecipação de crédito trata-se de uma espécie de linha de crédito, na qual a empresa não depende da concessão de terceiros no sentido de garantia. Porém, antecipa os valores presentes nas competências de seu fluxo de caixa, possibilitando o recebimento prévio do valor das contas.

Esses adiantamentos são fornecidos por instituições financeiras, que disponibilizam o montante e recebem em troca uma taxa de juros pré-estabelecida. Para que se pense nessa alternativa, é necessária uma análise das tarifas referentes à transação. Além disso, as contas a serem antecipadas devem ser escolhidas estrategicamente.

Como ela é útil para a empresa?

Quando há um esgotamento de recursos, precisa-se disponibilizar capital de giro ou lidar com algum contratempo para o qual o caixa não estava preparado. Desta forma, aderir ao processo de antecipação de recebíveis pode ser mais interessante que um empréstimo, pois não constitui dívida.

Tudo que se faz deve ser refletido no planejamento financeiro, colaborando para o progresso da corporação, e não o contrário. Lembrando: o empreendedor pode escolher qual conta e qual valor adiantar.

Como uma solução de gestão fiscal contribui nesses processos?

Quando se está usando esse recurso em prol do desenvolvimento da empresa, ele traz algumas vantagens para a gestão fiscal. Citamos como exemplo:

  • o dinheiro que entra por antecipação de recebíveis não é um passivo;

  • o valor dos encargos é menor que em outras transações de crédito;

  • há flexibilidade nas negociações externas.

Com esses pontos positivos sendo levados em consideração, pensar numa solução customizada é essencial para agilizar a gestão fiscal. Ela é feita com relação ao dinheiro oriundo desse recurso.  

Automatizando processos de emissão

Contar com um programa de gerenciamento fiscal pode solucionar problemas e sanar dúvidas acerca da geração das notas fiscais referentes ao que foi antecipado.

Ao automatizar processos, pode-se produzir essas notas previamente. Quando isso acontece de modo mecanizado, o administrador ganha tempo para pensar e investir em seu negócio.

Facilitando e dando praticidade ao envio

Como a geração é feita de forma automatizada, o armazenamento — dentro da respectiva legislação vigentes sobre o assunto — e o envio dessa documentação são simplificados.

Isso garante a segurança das informações, além de conferir maior organização e descartar erros humanos e retrabalhos, que podem resultar em prejuízo financeiro.

Controlando as informações expressas

Prestar contas ao Fisco e usar as informações acerca das transações financeiras para obter bases de desenvolvimento da organização pode ser um trabalho bastante minucioso.

É por isso que ter total controle de todo recurso que entra e sai —  e de como isso acontece, sabendo quais os impactos desse movimento para a empresa — é tão importante. Quando há antecipação de recebíveis, acontece de forma semelhante.

O uso de uma ferramenta que auxilie na organização e gerenciamento de documentos fiscais otimiza todo esse processo, dando plena autonomia para tudo que se quer buscar dentro do contexto.

A antecipação de crédito pode refletir de maneira mais eficiente na organização, desde que haja um sistema de gestão fiscal auxiliando nos registros e documentações referentes a esses recursos.

E então? As considerações deste artigo foram úteis para você? Compartilhe nas redes sociais e leve as informações sobre antecipação de crédito aos seus amigos!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *