Como baixar XML da NF-e

  1. Como baixar XML da NF-e

Você como emitente, destinatário ou desenvolvedor de software, provavelmente já se deparou com alguma situação onde precisou fazer a busca e baixa do XML de algum documento fiscal eletrônico, não é?!

Pensando nisso, resolvemos preparar este post com orientações que lhe ajudará a encontrar de forma fácil estes documentos bem como lhe ensinaremos a baixar os XML’s da NF-e.

No processo de emissão de um documento fiscal eletrônico existem três personagens envolvidos: a empresa que emite o documento, a Secretaria da Fazenda que faz a validação das informações deste documento e o destinatário que poderá ser uma pessoa física ou jurídica.

Sou o emitente

Nesta história toda o emissor do documento fiscal é o protagonista, ele é responsável por gerar as informações do documento, assinar digitalmente com certificado A1 ou A3, enviar o arquivo para a SEFAZ do estado, receber o retorno, fazer a impressão do DANFE para acompanhar a mercadoria, envio do XML para o destinatário e precisa preocupar-se também com a obrigatoriedade de armazenamento.

Fluxo de responsabilidade do emissor.

                  Fluxo de responsabilidade do emissor.

Em caso de perda do arquivo XML, se o emitente não possuir um software de gestão de documentos que faça a busca automática, poderá realizar alguns passos manuais de busca individual de documentos. Para isso, é preciso acessar o portal nacional da NF-e ⇒ aba de serviços ⇒ consultar NF-e completa.

Como baixar XML da NF-e

Após isso, é preciso informar a chave de acesso e então estará disponível a NF-e, tanto o DANFE para impressão como o arquivo XML. Para baixar o arquivo XML é preciso clicar em “download do documento” e então finalizar este processo tendo o certificado digital disponível na máquina.

Como baixar XML da NF-e

Sou destinatário pessoa física

Bom, o destinatário como sendo pessoa física não tem nenhuma obrigação de armazenamento do documento fiscal eletrônico, porém, pode ocorrer que após a aquisição de algum produto você perca o documento fiscal e não tenha mais como provar a compra em caso de garantia, por exemplo.

Neste caso existem dois caminhos possíveis, o que vai determinar qual seguir é se você tem ou não a chave de acesso do documento.

Tenho a chave de acesso

Se você tem a chave de acesso, você pode utilizar um gerador de DANFE/DACTE, que é uma ferramenta que está disponível na internet e pode ser acessada por qualquer pessoa, basta informar a chave de acesso e fazer o download da mesma.

Como baixar XML da NF-e

Não tenho chave de acesso

Se você não tem a chave de acesso, a única saída é solicitar novamente este documento para o fornecedor do produto, uma vez que faz parte da obrigação fiscal da empresa armazenar o XML de todos os documentos fiscais por 5 anos mais o ano vigente.

Sou destinatário pessoa jurídica

Assim como o emissor do documento fiscal eletrônico, a empresa que faz a aquisição de uma mercadoria também precisa armazenar o documento fiscal eletrônico (XML) para fins de fiscalização. Já falamos sobre isso em Como facilitar a gestão de suas notas fiscais eletrônicas.

Para o destinatário com pessoa jurídica o processo de recuperação do arquivo XML é um pouco mais complicado, por isso, vamos tentar simplificar:

como-baixar-xml-da-nf-e

Clique na imagem para baixar a NT2014/002

Primeiramente é  necessário que ele tenha um software de gestão de documentos para que a comunicação via webservice seja possível, conforme fluxo abaixo:

fluxo-de-baixa-xml-destinatario

 

É importante lembrarmos que a manifestação de destinatário, habilitação de download e retorno do XML completo é feito de um documento por vez. Considere também que a Secretaria da Fazenda disponibiliza o download de somente 50% dos documentos emitidos para aquele CNPJ no período de 3 meses retroativos a data de emissão do documento.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado no entendimento da obrigação fiscal e no processo de download de arquivo XML e/ou DANFE.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *