Qual a diferença entre o certificado A1 e A3?

Saiba a principal diferença entre certificado A1 e A3

  1. Diferença entre certificado A1 e A3


Diferença entre o certificado A1 e A3O certificado digital é a validação jurídica para transações eletrônicas e serviços via internet, permitindo a sua conexão segura junto a SEFAZ. Essa prática possibilita que as empresas se identifiquem e garantam a integridade e autoria sobre um arquivo eletrônico, trazendo maior segurança e agilidade em suas operações. Em geral, os certificados são muito semelhantes quanto a sua funcionalidade, porém, você sabe qual a diferença entre o certificado A1 e A3? É o que vamos esclarecer neste post!

Certificado digital A1:

O certificado digital A1 é gerado e armazenado eletronicamente, podendo ser salvo na máquina do titular e instalado em mais de um aparelho. O acesso se dá, através de um login e senha disponibilizados e cadastrados no primeiro acesso do usuário, ficando salvo na máquina para uso posterior. A maior diferença neste certificado está na sua validade, que tem duração de 12 meses. No caso do certificado A1, a assinatura digital é realizada através do disco rígido do computador, o qual, armazena também a chave privada.

Certificado digital A3:

Já o certificado A3 gera, armazena e processa os dados em token (hardware parecido com um pen drive, que carrega diversos dispositivos de segurança) ou cartão inteligente (semelhante aos cartões bancários, possuem um chip criptográfico que garante maior segurança), através de um login e senha, que deve ser informado a cada novo acesso. As informações registradas nestes dispositivos podem ser acessadas em qualquer computador e possuem a validade de até 36 meses. A assinatura digital é realizada através do chip presente nos equipamentos que oferecem tal solução.

Com isso, os documentos com certificado digital A1 apresentam melhor desempenho, pois, apesar de o certificado A3 apresentar maior validade, nem todos os dispositivos apresentam suporte e compatibilidade no ambiente operacional.

Para isso, é importante que as empresas que disponibilizam esta solução estejam aptas no que diz respeito a tecnologia de armazenamento seguro e aplicativos executáveis.

Para ajudá-lo a saber um pouco mais sobre os certificados digitais, recomendamos a leitura no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que trás informações sobre a certificação, seus benefícios, autoridades e muito mais.

Posted in:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *