Hosting e Cloud: o que é melhor para armazenamento de dados fiscais?

Uma das premissas do departamento fiscal de qualquer empresa é garantir o armazenamento seguro de todos os dados. Os documentos precisam ser guardados em um sistema seguro, que sempre estará disponível quando for necessária a realização de quaisquer tipos de consultas. Hoje, é possível garantir essa segurança usando recursos como hosting e cloud.

Sim, a tecnologia é a grande aliada nos dias de hoje e, para a gestão fiscal, o uso dessas ferramentas é essencial por serem seguras, práticas e, até mesmo, representarem economia financeira. De forma geral, a hospedagem tipo hosting é a mais tradicional, podendo ser dedicada ou compartilhada entre diferentes clientes.

Já a hospedagem em cloud, geralmente é mais flexível, pois oferece maior capacidade de armazenamento e processamento de dados, quando comparada à hospedagem tradicional. A seguir, explicamos melhor as diferenças entre os dois tipos, suas vantagens e como escolher a opção ideal para a sua empresa. Confira!

Hosting ou hospedagem tradicional

O serviço oferece duas possibilidades: hospedagem dedicada ou hospedagem compartilhada. Na primeira opção, o cliente paga por uma quantidade preestabelecida de banda dedicada e de espaço no servidor, tendo o controle total de recursos e operações.

Já a segunda alternativa é a mais escolhida entre as pequenas empresas, pois, como o próprio nome diz, os recursos do servidor são compartilhados e a empresa que oferece o serviço realiza o gerenciamento e a manutenção.

Apesar da segurança e toda tecnologia oferecida, nem sempre a hospedagem tradicional pode ser considerada a melhor opção, já que em ambas as situações o cliente precisa se adaptar a uma quantidade pré-definida de armazenamento e tráfego.

Isso significa que, caso o seu negócio não tenha um fluxo previsível de dados, quando se aumenta o tráfego, por exemplo, problemas relacionados ao poder de processamento poderão acontecer e será preciso pagar a mais para se obter melhor performance do servidor.

Hospedagem em cloud computing

As principais características, que se transformam em vantagens, da hospedagem em cloud computing são a flexibilidade e a escalabilidade. Na prática, isso significa que é um sistema em que não são preestabelecidos limites para os clientes, garantindo a demanda necessária de acordo com o desenvolvimento das atividades.

O armazenamento virtual em cloud, também conhecido como nuvens, não exige o uso de servidores locais para garantir o tráfego de dados. Além do mais, o cliente paga exatamente pelo espaço que usa, não correndo riscos de desperdício de investimentos quando não há previsibilidade de tráfego, como acontece na hospedagem tradicional.

Outro ponto importante é que, nesse sistema, existe uma funcionalidade para garantir que as informações armazenadas sejam espelhadas em diferentes servidores. Essa elasticidade garante que, caso um servidor se torne inoperante, o desempenho do serviço não sofrerá alterações, assegurando plena atividade sob qualquer circunstância.

O melhor para a sua empresa

Não há como trabalhar com o gerenciamento de dados fiscais sem o uso de soluções tecnológicas. No entanto, para escolher a melhor alternativa para o seu negócio, é preciso considerar alguns pontos:

  • segurança;

  • elasticidade;

  • custos.

Tanto a hospedagem tradicional quanto em cloud oferecem a segurança que qualquer empresa precisa. No entanto, quando comparamos a performance da infraestrutura oferecida por ambos os serviços, a tecnologia cloud oferece vantagens no que diz respeito à elasticidade.

Esse benefício, possibilitado pela nuvem, garante o armazenamento e o processamento de dados sob demanda para o seu negócio, aumentando e diminuindo esses quesitos quando for necessário, automaticamente.

Com isso, mesmo inicialmente, os investimentos feitos serão de acordo com o que sua empresa precisa, sem causar impactos financeiros negativos ao negócio.

Gostou de saber um pouco mais sobre os serviços de hosting e cloud? E se você quiser mais informações sobre o armazenamento em nuvens, suas vantagens e contratar o serviço, não deixe de entrar em contato com a Migrate!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *