Qual a importância do relacionamento com o consumidor ?

Cada vez mais exigentes e conectados, os clientes estão sempre em busca de experiências positivas no varejo. Uma empresa que valoriza a tecnologia, investe em melhorias e apresenta novidades — e zela sempre pelo bom relacionamento com o consumidor —, conquista cada vez mais espaço no mercado.

É possível dizer que o comportamento da loja com relação ao cliente é determinante na construção de uma relação bem-sucedida. Tratamentos impessoais e empresas que não conhecem bem o público que possuem e quais são as necessidades dele não têm futuro diante de uma concorrência acirrada.

Diante dessa nova realidade, surge a dúvida: qual é a importância do relacionamento com o cliente e como melhorá-lo? Confira os tópicos abaixo e descubra!

Aposte na tecnologia

A tecnologia evolui rapidamente e, quem não acompanha as tendências, fica para trás. Não apenas pelo fato de encurtar as distâncias entre pessoas que se gostam, mas por aproximar também empresas do varejo e consumidor, ela é uma ferramenta muito importante para estreitar esses laços.

Atualmente, dialogar diretamente com o cliente por meio de conteúdo relevante no exato momento em que ele precisa é uma maneira inteligente de melhorar o relacionamento. Por meio de blogs e sites, é possível apresentar e fortalecer a marca com conceitos pertinentes e significativos.

Foque o cliente

O foco de uma empresa do setor varejista precisa estar não somente no produto, mas no cliente e no bom atendimento a ele. Entender quem é seu consumidor e quais são as necessidades e expectativas que ele possui é o primeiro passo para estruturar um negócio de sucesso.

Desenvolver canais de comunicação adequados ajuda a estreitar a relação entre o seu negócio e o consumidor e faz com que a divulgação de produtos seja mais assertiva. Como o foco é vender, é importante conseguir dialogar diretamente com o cliente. Além disso, manter um atendimento satisfatório também, pois dessa forma é mais fácil fidelizá-lo.

Invista nas redes sociais

As redes sociais vieram para ficar e uma empresa que não tem boa presença online enfrenta dificuldades em se estabelecer no mercado. Ao ouvir falar em uma loja, a primeira coisa que o consumidor faz é procurar por ela no Instagram, Facebook, Twitter e outras redes do tipo. Também é por meio desses perfis que muitas reclamações são feitas e uma má gestão em uma situação desse tipo é muito prejudicial.

É importante ter presença online, ouvir a reclamação, solicitação, dúvida ou elogio do consumidor e responder prontamente com a melhor solução para o caso dele. Dessa forma, o relacionamento certamente será saudável e mais duradouro.

Adote uma gestão fiscal eletrônica

Adotar uma gestão fiscal eletrônica é muito vantajoso por facilitar e garantir o cumprimento de todas as obrigações previstas por lei. Além disso, resulta na adoção das melhores práticas quanto à emissão da NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica), o que é de interesse do cliente e obrigatória em diversos estados brasileiros.

Além de cumprir a lei onde ela já é vigente e mostrar ao consumidor que é uma empresa séria e em dia com as obrigações, oferecer a NFC-e por meio de uma gestão fiscal eletrônica assegura a prestação de todas as informações em processos fiscais com precisão.

Já para o consumidor, o benefício é a possibilidade de consulta online e em tempo real de todas as suas NFC-es, mais segurança quanto a autenticidade das transações comerciais e ainda o recebimento desses documentos digitais por e-mail ou SMS, o que elimina a necessidade do papel e os riscos de perdas.

Como mostramos nos tópicos acima, o bom relacionamento com o consumidor é vital para o fortalecimento e crescimento do varejo. Apostar na tecnologia, focar no cliente, investir nas redes sociais e adotar uma gestão fiscal eletrônica mostra que a empresa sabe quem é seu comprador, dialoga com ele da maneira adequada, faz o que puder para atender suas necessidades e ainda cumpre as obrigações fiscais conforme a lei.  

E então, ficou com alguma dúvida? Tem dicas importantes ou quer compartilhar conosco sua experiência na melhora do seu relacionamento com o cliente? Deixe um comentário no post e vamos conversar!

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