Qual a relação entre gestão dos documentos fiscais e a inovação no varejo?

Abrir um próprio negócio no Brasil pode ser extremamente complicado, pois, para ter sucesso, é necessário entender de diversas áreas, como administração, contabilidade, direito etc. O grande número de obrigações legais também torna difícil manter um faturamento sustentável.

Mas existe uma novidade que pode ajudar a resolver esses problemas: a gestão inteligente dos documentos fiscais, uma inovação no varejo capaz de alavancar seus lucros! Confira, a seguir, do que se trata essa invenção e como ela é importante para o negócio.

O que é inovação no varejo e inteligência em Notas Fiscais?

Primeiramente, inovação no varejo é um conceito que abrange qualquer reinvenção tecnológica capaz de aprimorar a eficiência no gerenciamento empresarial e na conquista de clientes ou aumentar o faturamento. Dentro desse conceito, existe a inteligência em notas fiscais, que é uma gestão automatizada de documentos fiscais por uma plataforma digital.

O sistema funciona como uma ponte prática entre o fornecedor, transportador e comerciante, reduzindo burocracias, tempo e capital gasto no processo de emissão de documentos. Como esses são papéis de extrema importância para o negócio, manejá-los bem também se torna indispensável.

Qual a importância dos documentos fiscais?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é o documento digital que evidencia a prestação de serviços ou circulação de mercadorias perante o fisco. Para provar que a companhia realizou cada operação de forma legal, na NF-e, devem constar:

  • pagamento dos tributos;
  • dados do emissor;
  • dados do receptor;
  • informações do produto ou serviço objeto da negociação etc.

Porém, quando a operação é realizada no varejo, deverá se emitida a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica — NFC-e. Esse documento substitui o antigo Emissor de Cupom Fiscal — ECF — e possui a finalidade de informatizar todo o procedimento de emissão de cupom fiscal, comunicando à SEFAZ a consumação de cada venda feita ao consumidor final.

Expedir NFC-e’s demonstra que você possui conhecimento sobre o assunto e responsabilidade no empreendimento. Seus clientes, fornecedores e parceiros podem ter certeza de que seu negócio não corre o risco de sofrer multas nem ter suas atividades suspensas por um fiscal. Com isso, garantindo segurança e fidelização ao firmar negócios.

Quais as vantagens de usar uma plataforma de gestão?

Emitir os documentos fiscais parece complicadíssimo à primeira vista, pois o ato requer uma grande organização por parte do empresário. Porém, tudo pode ser facilitado com uma plataforma de gestão. Confira quais são as vantagens:

Gestão de estoque

O sistema não apenas documenta NF-e’s e NFC-e’s, mas fornece informações relevantes em relação à quantidade exata de produtos que foram vendidos, além de informar em quais localidades e em que período foram feitas as vendas. Com essas noções, é possível preparar o estoque para suprir todas as demandas, aumentando a eficiência do negócio.

Melhoria na gestão de fornecedores e compras

Como as notas fiscais contêm informações dos seus fornecedores, a plataforma expõe comparações em relação aos fretes e demais valores relacionados às operações. Ao investigar esses dados, você pode perceber quais operações são mais benéficas ao orçamento da empresa.

Também é possível perceber quais compras podem ter reduções de valores em razão de vantagens tributárias, já que alguns tributos têm alíquotas diferenciadas, dependendo do estado em que são realizadas as operações comerciais.

Economia de tempo e dinheiro

A consulta de documentos fiscais consome um grande tempo dos empresários, pois, ao acessar o site da Secretaria da Fazenda, é necessário digitar uma enorme chave de acesso de vários dígitos, informar vários códigos de segurança e baixar cada uma das notas manualmente.

Todo esse trabalho — além de ocupar dezenas de horas semanais — pode ser realizado com erros e, consequentemente, acarretar multas legais. Mas, com a plataforma de gestão, tudo é feito corretamente e com poucos cliques, economizando dinheiro e tempo.

Com a leitura desse post, você pode concluir que a inovação no varejo não é um mero luxo para o gestor, mas essencial para evitar problemas legais, aumentar o faturamento de sua companhia e se destacar no mercado de trabalho. Ao prezar pela gestão dos documentos fiscais, o sucesso comercial de sua empresa estará garantido.

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