Saiba como enfrentar os entraves na emissão de documentos fiscais

A emissão de documentos fiscais é uma obrigação imposta por lei às empresas que vendem produtos ou prestam algum tipo de serviço, auxiliando na fiscalização do fisco.

Acontece que devido à grande quantidade de vendas, muitos gestores enfrentam algumas dificuldades na hora de emitir esses documentos. Além disso, com o avanço da tecnologia, as empresas devem estar cada vez mais preparadas para se adaptar aos novos sistemas de emissão de documentos fiscais de maneira digital, o que também pode se tornar um problema.

Pensando nisso, listamos os principais obstáculos que podem ocorrer na hora da emissão dos documentos e como resolvê-los. Boa leitura!

Denegação das Notas Fiscais

A denegação pode ocorrer quando o emissor ou o destinatário possui algum impasse com a SEFAZ ou quando existe erro nos dados cadastrais. Pode acontecer também quando o CNPJ informado é nulo ou apenas válido para transações no exterior.

Nesse caso, a Nota Fiscal deve ser cancelada para que seja feita a correção do problema, ou você deve inserir um CNPJ válido.

Problemas com o Certificado Digital

Grande parte dos documentos fiscais gerados nas operações comerciais exige um certificado digital para imputar validade jurídica a eles. Quando acontece algum problema com a certificação, a emissão de documentos fiscais é impedida.

Para resolver esse problema, você deve procurar a autoridade certificadora e verificar o que está acorrendo.

Preenchimento errado da Nota Fiscal

Erros de preenchimento do nome, preço, quantidade, etc., no momento da emissão do documento ainda são muito comuns entre as empresas, se tornando um contratempo, já que após ser gerada eletronicamente, não existe mais a possibilidade de alteração da Nota Fiscal.

Por isso, ter atenção no momento de preencher os dados é essencial. Uma boa ideia é você buscar meios que facilitem o gerenciamento das Notas Fiscais.

Dificuldades na transferência da Nota Fiscal ao sistema autorizador

Podem ocorrer devido a complicações técnicas que atrapalham a transmissão, aumentando o tempo de processamento para o envio da Nota Fiscal, tornando até mesmo o sistema inoperante.

Nesse caso, é preciso que você verifique a conexão com a internet ou se o problema aconteceu com o sistema autorizador da SEFAZ.

Erro de cálculo dos impostos dos Documentos Fiscais

O gestor, ao realizar a venda de produtos ou controlar os serviços prestados, deve realizar o cálculo dos impostos referentes a cada operação. A legislação brasileira sofre mudanças constantemente, o que influencia diretamente nos regimes tributários, alíquotas dos impostos, entre outras, o que pode causar grande confusão e aumentar a probabilidade de falhas.

Erros nos cálculos dos impostos de documentos fiscais podem gerar multas e autuações fiscais, além de prolongar a entrega das obrigações acessórias.

Por esse motivo, é muito importante que a empresa tenha organização e uma gestão fiscal eficiente. Além disso, o gestor deve estar sempre atualizado quanto as alterações que podem acontecer na lei.

Um dos maiores passos para resolver os problemas de emissão de documentos fiscais é utilizar ferramentas que auxiliem na otimização do tempo durante as tarefas administrativas da organização, e que reúna todas as informações em um só lugar de forma integrada, permitindo a emissão e gestão desses documentos de maneira eficaz. Assim, é possível manter a entrega das obrigações fiscais em dia e longe de erros.

A emissão de documentos fiscais e um bom gerenciamento deles é fundamental para manter a segurança e regularização da empresa. Por isso, é importante ter cuidado com o preenchimento e contar com um sistema que simplifique e ajude a vencer todos os problemas que podem ocorrer durante o processo.

Você já passou por algum problema ao emitir Notas Fiscais? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua experiência e opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *