Transformação digital: por que empresas precisam da inovação tecnológica?

De fato, novas ferramentas surgem a cada dia para inovar o ambiente de trabalho e oferecer soluções em todos os processos do negócio.

Para manter-se competitiva, uma empresa precisa estar antenada a essa transformação digital e adaptar-se à nova realidade.

Neste artigo, falaremos sobre o conceito da transformação digital. Além disso, mostraremos algumas ferramentas tecnológicas de gestão e a sua importância no fluxo de trabalho e relacionamento com os clientes. Curioso? Então, siga com a leitura!

Afinal, o que é a transformação digital?

Grosso modo, a transformação digital se refere às soluções tecnológicas propostas pela Tecnologia da Informação (TI) para o ambiente corporativo.

Uma vantagem da tecnologia é que ela possibilita às empresas direcionarem o seu fluxo de trabalho de maneira automatizada e em conformidade com as flutuações do mercado para ganhar vantagem competitiva — aprofundaremos nesse assunto no próximo tópico.

Qual o diferencial competitivo que a inovação fornece para as empresas?

Sem dúvidas, a transformação digital traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Entre eles, podemos destacar:

  • aumento na eficiência: substituição de processos manuais por fluxos de trabalho automatizados;

  • maior satisfação dos clientes: possibilidade de integrar o omnichannel para oferecer facilidades aos consumidores;

  • geração de novas oportunidades: criação de novos cargos e funções relacionadas à transformação digital (tecnologia);

  • processos enxutos: implantação de ferramentas que simplificam os processos do negócio;

  • mudança no modelo de negócios: alteração na forma de fazer negócio com o aumento das possibilidades — criação de novos produtos e serviços.

Em resumo, a transformação digital aumenta o potencial competitivo das empresas ao impulsionar inovações e estreitar o relacionamento com os clientes.

Quais são as principais ferramentas tecnológicas?

Para ilustrar a transformação digital, a seguir, falaremos sobre algumas soluções que a tecnologia pode oferecer:

  • software de gestão: otimiza as mais variadas áreas da empresa (comercial, recursos humanos, financeira, logística etc);

  • cloud computing: a computação em nuvem compartilha recursos e informações que podem ser acessadas de qualquer lugar ou dispositivo conectado à internet (tablets, computadores, celulares etc.);

  • Business Intelligence: é o processo de coleta, organização, análise, monitoramento e compartilhamento de dados relevantes para a gestão do negócio;

  • internet das coisas: conecta a Internet a diversos dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia da empresa.

Quais são as inovações fiscais?

Ao contrário da Nota Fiscal convencional (em papel), a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) pode ser emitida e armazenada apenas no meio digital.

Por si só, a Nota Fiscal eletrônica já é uma inovação que traz grandes vantagens para as empresas. Além disso, podemos destacar alguns dos seus benefícios:

  • economia de papel e impressões;

  • redução do espaço físico para armazenamento e arquivamento das notas fiscais em papel;

  • economia de tempo para digitar e consultar a nota fiscal eletrônica;

  • relacionamento eletrônico com os clientes;

  • pode ser enviada por e-mail ou arquivada na nuvem.

Para ser válida juridicamente, a Nota Fiscal eletrônica precisa ter o Certificado Digital, que é a assinatura eletrônica do emissor — e representa o que existe de mais moderno nos quesitos de segurança e praticidade na troca de informações no ambiente digital.

Gostou deste artigo? Entendeu como a transformação digital pode oferecer diversas inovações e por que a sua empresa deve se adaptar a essa nova realidade do mercado? Então leia o nosso post que mostra como a NFC-e facilita o dia a dia nas empresas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *